Instituto Pensar - Frente evangélica lança pré-candidatura para presidir a Câmara

Frente evangélica lança pré-candidatura para presidir a Câmara

por: Eduardo Pinheiro 


A Frente Parlamentar Evangélica formalizou o apoio ao primeiro vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP)

O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP). Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

Segundo reportagem do Valor, a Frente Parlamentar Evangélica formalizou o apoio ao primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, para à direção da Casa.

Faltando sete meses para a eleição, o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), disse ao jornal que a bancada lançou a pré-candidatura de Pereira no dia 22 de julho. Participaram da decisão 42 deputados, em um restaurante recém reaberto em Brasília.

"Nós dissemos a ele [Pereira] que, como ele é o primeiro vice-presidente da Câmara e do Congresso, vice-presidente da nossa frente parlamentar, ele nos honraria muito se fosse candidato a presidente da Casa”, disse Câmara. "É justo, ele tem legitimidade. É vice-presidente da Casa, e a diretoria [da frente] se manifestou favorável a que fizéssemos coro nessa caminhada.”

De acordo com Câmara, Pereira vai decidir sobre a candidatura no momento oportuno. Para ele, antecipação do pleito seria errada somente se tentasse desmobilizar a atual Mesa Diretora, o que não está ocorrendo. "Todo mundo sabe que existe uma mobilização em torno de alguns nomes”, observou.

Desembarque do "blocão”

O jantar da bancada evangélica que lançou a pré-candidatura de Marcos Pereira coincidiu com a iniciativa de MDB e DEM, que anunciaram o desembarque do chamado "blocão” de Arthur Lira (PP-AL) cinco dias depois.

Embora o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tenha rechaçado qualquer relação entre esse gesto e a disputa sucessória, nos bastidores o indicativo é de que as duas siglas estarão unidas em torno de um candidato. O próprio líder do MDB e presidente da sigla, Baleia Rossi (SP), é visto como possível candidato à cadeira.

O presidente da bancada evangélica minimizou as articulações que indicam o líder do PP, Arthur Lira, como favorito do Palácio do Planalto à sucessão de Maia. Lira e Pereira têm perfis semelhantes: ambos são aliados do presidente Jair Bolsonaro e são considerados articuladores experientes.

Com informações do Valor



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: